O pequeno Yan Leonardo, de dez anos, era a imagem da alegria. “Queria era ter uma bicicleta para participar, também”, disse sorrindo. Acompanhado da mãe, avó e de outros familiares, ele foi uma das crianças selecionadas para estarem no I Passeio Ciclístico “Policiais Contra o Câncer Infantil” que aconteceu no domingo (23). Dentro de um ônibus da PRF e animados pelo “Camaradinha”, elas acompanharam todo o percurso feito pelos ciclistas que saíram da sede da PRF, no Pina, foram até o Parque Dona Lindu e retornaram ao Pina. O evento teve o apoio do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco (SINPRF-PE) e reuniu mais de cem pessoas.
Qual a importância da participação dessas crianças? Elas são algumas das centenas que são atendidas pelo GAC-PE – Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer e são o motivo da realização do passeio. Yan, por exemplo, apesar de toda a energia, é um desses pacientes. Quando estava com um ano e meio de idade, foi constatado que ele tinha câncer nos rins. A mãe, Josélia Katiana da Silva Lima, foi orientada a levá-lo para o GAC – PE. Há cinco anos, ele fez a cirurgia para remoção do tumor, mas continua sendo acompanhado pelo Grupo, fazendo exames a cada seis meses.
“Devo a saúde do meu filho ao GAC e estou muito feliz com o passeio. É uma opção de lazer para eles que vivem mais em ambiente de hospital”, disse Josélia Katiana, acompanhada da avó de Yan. Para o presidente do SINPRF-PE, Frederico França, a história do garoto é um estímulo para a realização desse trabalho junto ao GAC. “No ano passado, realizamos um Passeio Motociclístico. Este ano, a PRF realizou esse passeio ciclístico e não tivemos dúvidas em apoiar”, conta ele. A presidente do GAC-PE, Vera Morais, também participou do evento e estava muito feliz. “Muito importante esse trabalho. Agradecemos mais uma vez”, conclui ela em conversa com França.
A concentração para o passeio começou às 8h da manhã, quando foi servido um café da manhã aos participantes e distribuídas as camisas alusivas ao evento. Segundo uma das organizadoras, a PRF Luciana Lima, foram confeccionadas 150 camisas e as inscrições ultrapassaram o número de cem ciclistas. Para participar, bastava doar uma lata de leite ou de suplemento infantil, os quais foram doados ao GAC-PE. ”Esse foi o primeiro de outros eventos que vamos realizar”, contou ela.
#ValorizaroPRFéPreciso