Como ampliar a participação dos PRFs na politica? De que forma a categoria pode colaborar para a construção de um novo modelo politico e democrático para o país? Com esse objetivo, lideranças dos policiais rodoviários federais participaram hoje (09), do II Seminário Politico dos PRFs, promovido pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco (SINPRF-PE) com o apoio da Federação Nacional (FenaPRF). O evento aconteceu em Gravata, no Hotel Canarius.
O evento durou o dia todo e foi dividido em três fases. Na primeira, palestras com o diretor Parlamentar da FenaPRF, Renato Dias, e do diretor Parlamentar do SINPRF do Rio Grande do Sul, Marco de Brito. Na segunda, ainda pela manhã, os PRFs foram divididos em grupos temáticos para fazerem uma avaliação do resultado das últimas eleições. À tarde, eles debateram sobre a importância de ter um representante político.
Em sua explanação, o diretor Parlamentar da FenaPRF, parabenizou os PRfs pernambucanos pelo engajamento nas ações realizadas em Brasília. “Vocês são um exemplo para todos nós. É uma honra estar aqui”, disse ele. O diretor Parlamentar do SINPRF- RS, Marco de Brito, elogiou o Sindicato pela realização do Seminário. “Como podemos cobrar de nossos políticos, se não participamos das ações políticas?”, questiona.
O superintendente da PRF, Valcir Correia, fez questão de prestigiar o evento e disse estar muito feliz enquanto PRF pelo trabalho pioneiro realizado em Pernambuco. Também estiveram presentes, o presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti, o deputado estadual Eduino Brito, o vereador de Santa Cruz do Capibaribe, Costa (Zé Minhoca), o ex superintendente Walker Feitosa e diversos candidatos as eleições municipais desse ano.
Dentre os pontos destacados pelos participantes, a coragem em participar da vida politica do país, o custo familiar e social de quem se candidata, a necessidade de participar mais da vida da comunidade onde reside, identificação de lideranças, ter o perfil para ser candidato, aperfeiçoamento no trabalho com mídias sociais e o primordial apoio do SINPRF- PE. No encerramento, o presidente Frederico França, informou que, diante do sucesso do Seminário, a idéia é realizar reuniões a cada seis meses para tratar do tema.
Segundo ele, alguns PRFs questionaram não ter havido transmissão ao vivo do Seminário. “Os assuntos em discussão precisavam ser abordados, pessoalmente. Mas o tudo sera repassado aos colegas noutra reunião que será realizada, em breve”, conclui ele.