Graças a credibilidade conquistada ao longo de sua vida profissional, o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco (SINPRF-PE), Frederico França, é bastante requisitado quando está em Recife. Nesta terça-feira (14), representando também a Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), ele cumpriu uma ampla agenda voltada para a busca de melhorias na segurança pública. As atividades começaram logo cedo da manhã, pegando a estrada rumo a Ipojuca.
Naquele município, França participou da Assembléia Geral dos guardas municipais, onde foram discutidas diversas demandas da categoria. Ipojuca é onde fica a famosa praia de Porto de Galinhas e os guardas têm um importante papel na região, inclusive atuando como salva-vidas, complementando o efetivo dos bombeiros. Em seguida, ele participou de uma audiência pública que tratou sobre a segurança pública municipal.
Segundo França. Houve uma ampla participação da sociedade, dos guardas municipais, da Polícia Civil, dos batalhões e vereadores.” Ipojuca vive um ambiente ainda de clima politico porque as eleições para o executivo ainda estão acontecendo. A criminalidade esta crescente, inclusive com arrombamento de caixa eletrônico e isso repercute muito mal. No entanto, há uma grande boa vontade de todos em querer soluções”, explica. Destaque para participação de lideranças da Polícia Civil e Sindicatos dos Guardas Municipais de Recife e Camaragibe, integrantes do Conselho Estadual da OPB.
Após a audiência pública, França promoveu uma reunião com as lideranças para traçar ações a serem realizadas em Pernambuco. “De lá, segui para a Assembléia Legislativa para acompanhar de perto a votação do projeto de aumento salarial da categoria e dar o meu apoio às lideranças das associações dos militares que afirmam não ter havido ganhos reais para a tropa”, conta ele. O movimento dos PMs e BMs já dura dois meses e não há previsão de terminar.